1. Início
  2. Companhia de Dança LD

Companhia de Dança LD

Destaques

A Companhia de Dança Luís Damas (CDLD) da Associação Cultural Xpressodança, criada em meados de 2010 como companhia de projectos, ultimamente sediada no Fórum Lisboa com o apoio da Assembleia Municipal de Lisboa/Câmara Municipal de Lisboa, tem mantido desde então um trabalho regular muito significativo, bem como diversificado e relevante no contexto da dança contemporânea em Portugal.

Paralelamente à sua atuação em grandes teatros como o Centro Cultural Olga Cadaval, o Teatro Garcia Resende ou a Culturgest, em parcerias originais ou singularmente, a CDLD tem vincado o seu território abrangendo e promovendo também múltiplas outras possibilidades.

Entre outras atuações, podem salientar-se também as participações na Gala do Dia Mundial da Dança 2011 a convite do Centro de Dança de Oeiras, e a realização de espectáculos no âmbito da Semana da Dança em 2012 e das Comemorações do Dia Mundial da Dança em 2013 a convite da Câmara Municipal de Oeiras, no Auditório Municipal Eunice Muñoz. Em Março de 2012, apresentou-se para a Assembleia Municipal de Lisboa, no Fórum Lisboa, e em Junho do mesmo ano esteve no Auditório Municipal Fernando Lopes Graça/Parque de Palmela, a convite da Câmara Municipal de Cascais. Participou também nas sessões solenes dos 95º e 96º aniversários da Junta de Freguesia de S. Jorge de Arroios em 2011 e 2012, que tiveram lugar no Auditório Camões e na Fonte Luminosa, respectivamente.

Em finais de Junho de 2012 a CDLD internacionalizou-se, apresentando-se no Teatro Titano, na República de San Marino, no âmbito do 32nd World Congress on Dance Research 2012, CID-UNESCO.

Continuando na sua perspectiva de descentralização, a Companhia apresentou-se no Cineteatro de Castro Verde a convite da Câmara Municipal, e no Novo Ciclo Acert em Tondela.

Apresentou-se também em espaços alternativos, sublinhou a sua marca em outros Auditórios, escolares e municipais como o Auditório Camões e o Auditório da Biblioteca Municipal Orlando Ribeiro onde se apresentou regularmente todos os anos. Criou, promoveu e efetuou um longo trabalho didático junto dos estudantes de todas as idades, contribuindo para a sua educação artística, enquadrando também no público alvo a 3ª idade, nomeadamente no próprio Fórum Lisboa. Efetuou também ateliers coreográficos no Ginasiano Escola de Dança em 2011, e na Escola Secundária Padre António Vieira em 2013, neste último com o objectivo de proporcionar novos horizontes aos alunos do ensino regular.

Foi mecenas em alguns contextos mais desfavorecidos, apoiando de diferentes formas e sempre que possível diversas iniciativas culturais.

A CDLD diferenciou-se não só pela originalidade dos seus trabalhos coreográficos mas também por introduzir um novo padrão de apresentação multidisciplinar nos seus espetáculos, nomeadamente a VideoDança, em obras pioneiras, premiadas nacional e internacionalmente.

Optando no início por recriar coreografias para a CDLD, Luís Damas remontou alguns momentos marcantes do seu percurso coreográfico, reconhecidos no país e além fronteiras, avançando depois para novas criações coreográficas e videográficas.

Neste curto espaço de tempo, a CDLD soube criar múltiplos apoios e parcerias que contribuíram momentaneamente ou de forma mais continuada para tornar exequíveis os seus objetivos, pretendendo agora alargar e construir uma base de laços ainda mais sólidos para projetos futuros.

Até ao início de 2016 a CDLD enveredou por um profundo trabalho de investigação que culminou com uma residência em França durante três meses e posteriormente toda uma estruturação e assimilação dos conteúdos abordados.