1. Início
  2. Bailarino

Bailarino

Coreógrafos

Algumas memórias conforme vão sendo organizadas...
Com alguns coreógrafos com quem Luís Damas trabalhou.



Ballet Gulbenkian

VASCO WELLENKAMP

ESTRANHOS TRANSEUNTES

Ballet Gulbenkian
GRANDE AUDITÓRIO DA FUNDAÇÃO CALOUSTE GULBENKIAN


“LUÍS DAMAS

Obrigado pelo teu esforço e dedicação. Sinto orgulho em te ver crescer na tua vida de artista.

Continua sempre com a mesma força de vontade pois é a melhor maneira para vencer.

BRAVO

 

Vasco Wellenkamp
21-11-1984

ESTRANHOS TRANSEUNTES

Ballet Gulbenkian
GRANDE AUDITÓRIO DA FUNDAÇÃO CALOUSTE GULBENKIAN


"(...) uma sofisticadíssima passagem de modelos do costureiro mais arrojado algures na GALÁCTICA."

 

Rui Esteves
Jornal de Letras
13/19-12-1983

DANÇAS PARA UMA GUITARRA

Ballet Gulbenkian
DIGRESSÃO NA POLÓNIA


Passeio com Carlos Paredes e Luísa Amaro na Polónia durante a digressão do Ballet Gulbenkian.

 

Polónia
1985

DANÇAS PARA UMA GUITARRA

Ballet Gulbenkian
DIGRESSÃO NA POLÓNIA


Carlos Paredes e Luísa Amaro tocavam ao vivo no bailado de Vasco Welenkamp “DANÇAS PARA UMA GUITARRA”.

 

Polónia
1985

SÓ LONGE DAQUI

Ballet Gulbenkian
GRANDE AUDITÓRIO DA FUNDAÇÃO CALOUSTE GULBENKIAN


"Entre o fascínio do movimento como movimento e a experiência nova do convívio com o teatro: o Ballet Gulbenkian


(…) Só Longe Daqui (…) muito bem construído, estimulante, divertido e tocante, que põe em evidência a qualidade e talento que existe no Ballet Gulbenkian

(…) um belo espectáculo."

 

Gil Mendo
Expresso
14-04-1984

SÓ LONGE DAQUI

Ballet Gulbenkian
GRANDE AUDITÓRIO DA FUNDAÇÃO CALOUSTE GULBENKIAN


"Ballet Gulbenkian


Trata-se de fazer a fusão de linguagens diferentes, (…)

Agora os corpos que eram mudos dançam, brincam, lutam, jogam, mas também representam, falam e tocam."

 

Alexandre Pomar
Diário de Notícias
31-03-1984

 

Neste bailado Luís Damas além de dançar, também tocava flauta para outro bailarino que desenvolvia um solo.

LABIRINTOS

Ballet Gulbenkian
GRANDE AUDITÓRIO DA FUNDAÇÃO CALOUSTE GULBENKIAN


"Temporada abre em "festa"


(…) enriquecem à sua medida, a criação de Wellenkamp, como, aliás, acontece com os restantes intérpretes."

 

Manuela Azevedo
Diário de Notícias
24-11-1984

BENÇÃO DE DEUS NA SOLIDÃO

Ballet Gulbenkian
GRANDE AUDITÓRIO DA FUNDAÇÃO CALOUSTE GULBENKIAN


"Novo programa do Ballet Gulbenkian


(…) (Bénédiction de Dieu dans la Solitude, interpretadas primorosamente ao piano por Tânia Achot).

(…) bailado, subtil, profundamente emotivo, contou com um conjunto de excelentes intérpretes, que foram (…) Luís Damas.

 

(…) Luís Damas,

(…) estrelinhas que despontam da escola do Ballet Gulbenkian (…)"

 

Manuela Azevedo
Diário de Notícias
05-02-1986

INTERIORES

Ballet Gulbenkian
GRANDE AUDITÓRIO DA FUNDAÇÃO CALOUSTE GULBENKIAN


"Auspicioso início de temporada


(...) e Luís Damas, como intérpretes, se deve o êxito que o novo bailado de Vasco Wellenkamp merecidamente conquistou."

 

Tomás Ribas
A Capital
03-12-1985

INTERIORES

Ballet Gulbenkian
GRANDE AUDITÓRIO DA FUNDAÇÃO CALOUSTE GULBENKIAN


"Caro Luís Damas,

BRAVO 5 vezes:

1- Pelos teus progressos.
2- Pela qualidade do teu trabalho.
3- Pelo teu profissinalismo.
4- Pelo Espírito dos "Espíritos".
5- Pelo teu interior."

 

Vasco Wellenkamp
20-11-1985

ANTIGAS VOZES DE CRIANÇAS

Ballet Gulbenkian
GRANDE AUDITÓRIO DA FUNDAÇÃO CALOUSTE GULBENKIAN


"UMA COMPANHIA MODERNA


"(…) que se impôs pela qualidade do movimento e pela expressão técnica e artística dos seus bailarinos.

 

"Antigas Vozes de Crianças” (…) (…) de difícil interpretação, (…)"


Ana Marques Gastão
Diário Popular
21-01-1987

ANTIGAS VOZES DE CRIANÇAS

Ballet Gulbenkian
GRANDE AUDITÓRIO DA FUNDAÇÃO CALOUSTE GULBENKIAN


"(…) e, por último, (...)

A formação dos novos bailarinos dos quais se destacam, (…) Luís Damas (…) nasce também de uma escola existente na Fundação Gulbenkian (…)

 

(…) dão-nos uma companhia versátil, de nível internacional."

Ana Marques Gastão
Diário Popular
21-01-1987

TRÊS SONHOS DE PÁSSAROS

Ballet Gulbenkian
GRANDE AUDITÓRIO DA FUNDAÇÃO CALOUSTE GULBENKIAN


"Novo programa do Ballet Gulbenkian


(…) o primeiro e último “sonho” quanto a mim os mais caracterizados e marcados por uma neo-realidade que o corpo dos bailarinos surpreende, (…)


(…) Luís Damas (…) foram os intérpretes, criando um clima de maior emoção.


(…) está enriquecida de momentos coreográficos muito belos.


(…) Luís Damas, (…) estrelinhas que despontam da escola do Ballet Gulbekian (…)"

Manuela Azevedo
Diário de Notícias
05-02-1986

TRÊS SONHOS DE PÁSSAROS

Ballet Gulbenkian
GRANDE AUDITÓRIO DA FUNDAÇÃO CALOUSTE GULBENKIAN


"Propostas e percursos de dois coreógrafos


(…) Para nós, a grande revelação deste programa foram os dois bailados de Vasco Wellenkamp,

(…) ”Três sonhos de Pássaros” (…)

(…) de tal maneira a sua transposição para o movimento foi sugestiva, real (…)

(…) enfim, bem conseguida. (…) a tradução das posturas e comportamentos desses seres alados teve tanto impacto nas figuras isoladas (de destacar aqui a “passarização” de Luís Damas) como nos conjuntos.”

 

Assis Luna
Jornal, cidade
05-02-1986

EXULTATE JUBILATE

Ballet Gulbenkian
GRANDE AUDITÓRIO DA FUNDAÇÃO CALOUSTE GULBENKIAN


"UMA COMPANHIA MODERNA

O Ballet Gulbenkian vive, de facto, no imaginário desta cidade movimentada de Lisboa.

(…) que se impôs pela qualidade do movimento e pela expressão técnica e artística dos seus bailarinos.

Exultate Jubilate" (…) um bailado, ao que parece, “inventivo, fresco e muito dançado" (…)

É notória a evolução técnica do Ballet Gulbenkian, assim como a qualidade do seu reportório. (…)

A formação dos novos bailarinos dos quais se destacam, (…) Luís Damas (…) nasce também de uma escola existente na Fundação Gulbenkian (…)

(…) dão-nos uma companhia versátil, de nível internacional.

(…) O público português merece a evolução que, de bailado a bailado a companhia conseguiu. Merece um esforço conjunto que eleve os coreógrafos novos, aposte nos valores nacionais e traga até nós os internacionais, para assim se cultivar a paixão da dança."

 

Ana Marques Gastão
Diário Popular
21-01-1987

EXULTATE JUBILATE

Ballet Gulbenkian
GRANDE AUDITÓRIO DA FUNDAÇÃO CALOUSTE GULBENKIAN


"WELLENKAMP, 10 ANOS

(...) prestação (...) igualmente, francamente positiva pela eficácia e coesão e, também por mérito técnico, nomeadamente no "pas de quatre" (...)"

 

José A. Coelho
O Expresso
31-01-1987

MEMÓRIA PARA EDITH PIAF

Ballet Gulbenkian
GRANDE AUDITÓRIO DA FUNDAÇÃO CALOUSTE GULBENKIAN


"Registo com grande prazer o grande profissionalismo e a qualidade artística (...)


(...) Luís Damas, que no palco da Gulbenkian se têm salientado no bailado de Piaf (...)"

 

Daniella
Gente Nº 617
Semanal de 13 a 19 Julho 1988

ADÁGIO APPASSIONATO

Ballet Gulbenkian
GRANDE AUDITÓRIO DA FUNDAÇÃO CALOUSTE GULBENKIAN


"APLAUSOS MERECIDOS


(...) É souple, de um ritmo e de um encadeamento de movimentos que não deixam despegar os olhos e os ouvidos do palco.


(...) Um bailado de aprazível encantamento.


Enfim, um espectáculo, o primeiro do ano que mereceu os aplausos e os "bravos" com que foi colhido pelo público."

 

Manuela de Azevedo
Diário de Notícias

KEEP GOING

Ballet Gulbenkian
GRANDE AUDITÓRIO DA FUNDAÇÃO CALOUSTE GULBENKIAN

SINFONIA DOS SALMOS

Ballet Gulbenkian
GRANDE AUDITÓRIO DA FUNDAÇÃO CALOUSTE GULBENKIAN


"BALLET GULBENKIAN ABRE TEMPORADA EM FORÇA


(...) Necessário será referir que, para o sucesso desta peça, muito terão contribuído a "disponibilidade" e a "fidelidade" dos corpos dos bailarinos (...)"

 

António Laginha
Correio da Manhã
22-11-1992

 



SINFONIA DOS SALMOS

Ballet Gulbenkian
GRANDE AUDITÓRIO DA FUNDAÇÃO CALOUSTE GULBENKIAN


"BALLET GULBENKIAN ABRE TEMPORADA EM FORÇA


(…) V. W. - Atualmente, possuímos uma companhia a funcionar muito bem, e fui-me habituando a tirar o melhor partido dela, nomeadamente de elementos como (…) Luís Damas, (…)"

 

Correio da Manhã
16-11-1992

E I SOSPIRI I LE LACRIME E'L DESIO

Ballet Gulbenkian
GRANDE AUDITÓRIO DA FUNDAÇÃO CALOUSTE GULBENKIAN


"(...) Mas a coreografia fluente, (...) especialmente (...) e um dueto duplo, é executado de forma tão excepcional que a onda de emoção, variada com momentos de silêncio, é persuasiva.


Os soberbos bailarinos eram (…),
(…) Luís Damas (…)"

 

Anna Kisselgoff
The New York Times, New York
24-04-1997

AMARAMÁLIA

Ballet Gulbenkian
GRANDE AUDITÓRIO DA FUNDAÇÃO CALOUSTE GULBENKIAN


"(…) Uma referência final para a complexidade e apuramento da composição coreográfica e para o notável desempenho de todos os bailarinos do Ballet Gulbenkian."


Maria José Fazenda
Público
11-03-1994

PARA ALÉM DAS SOMBRAS

Ballet Gulbenkian
CINE TEATRO DE ALMADA

MOVIMENTO PERPÉTUO

Ballet Gulbenkian
GRANDE AUDITÓRIO DA FUNDAÇÃO CALOUSTE GULBENKIAN


OLGA RORIZ

LIVRO DOS SERES IMAGINÁRIOS

TERRAS DO NORTE

Ballet Gulbenkian
GRANDE AUDITÓRIO DA FUNDAÇÃO CALOUSTE GULBENKIAN


"(…) o espectáculo abriu com o festejado bailado de Olga Roriz Terras do Norte (…)


(…) Luís Damas, (…) estrelinhas que despontam da escola do Ballet Gulbenkian (…)"

 

Manuela Azevedo
Diário de Notícias
05-02-1986

TERRA DE NINGUÉM

Ballet Gulbenkian
GRANDE AUDITÓRIO DA FUNDAÇÃO CALOUSTE GULBENKIANF


TERRA DE NINGUÉM

Ballet Gulbenkian
GRANDE AUDITÓRIO DA FUNDAÇÃO CALOUSTE GULBENKIAN


"O espectáculo fechou com a estreia de Terra de Ninguém (...) que é a face sentida por Olga Roriz diante da tragédia que ensombra a terra de Israel. (...) A coreografia é austera, contida, os rostos são expressão rígida, os passos lentos como os gestos. É como se nada já pudesse ser luz, tudo se faz cinza, a música, os corpos, o cenário, concebido pela própria coreógrafa. Amachucante.

 

(...) Luís Damas, (...) estrelinhas que despontam da escola do Ballet Gulbekian (...)"

Manuela Azevedo
Diário de Notícias
05-02-1986

TREZE GESTOS DE UM CORPO

Ballet Gulbenkian
GRANDE AUDITÓRIO DA FUNDAÇÃO CALOUSTE GULBENKIAN


"(…) O grupo de bailado da Praça de Espanha apareceu em força num programa de início de temporada (…)


De todos os solos que constituem a parte central do bailado, possivelmente os mais expressivos serão os interpretados por (…) Luís Damas (…), os quais partilham uma cumplicidade muito especial com a própria composição coreográfica."

 

António Laginha
Correio da Manhã
22-11-1992

VIOLONCELO NÃO ACOMPANHADO EM SUITE DE LUXO

Ballet Gulbenkian
GRANDE AUDITÓRIO DA FUNDAÇÃO CALOUSTE GULBENKIAN


"UMA COMPANHIA EM BOA FORMA

 

(...) os intérpretes não deixaram de evidenciar a excelente forma em que se encontram, (...)"

 

M. H. De F.
Diário Popular
20-11-1987


 

BAILADO DA GULBENKIAN DANÇA EM PORTUGUÊS

 

"(…) Violoncelo não Acompanhado em Suite de Luxo

(…) que se trata de uma obra de superior nível que vem confirmar (…)

(...) brilhante elenco e a sua interpretação (…)"

 

Tomás Ribas

TRAIÇÃO

Ballet Gulbenkian
GRANDE AUDITÓRIO DA FUNDAÇÃO CALOUSTE GULBENKIAN


ELVIS PRESLEY

Ballet Gulbenkian
GRANDE AUDITÓRIO DA FUNDAÇÃO CALOUSTE GULBENKIAN


"Registo com grande prazer o grande profissionalismo e a qualidade artística (...)


(...) Luís Damas, que no palco da Gulbenkian se têm salientado no bailado de (...)” “(...) Elvis Presley."

 

Daniella
Gente Nº 617
Semanal de 13 a 19 Julho 1988

IDMEN B

Ballet Gulbenkian
GRANDE AUDITÓRIO DA FUNDAÇÃO CALOUSTE GULBENKIAN


"A linguagem dos corpos invadiu o José Lúcio

(…) o Teatro José Lúcio da Silva, que anteontem encheu para receber um Ballet Gulbenkian em noite de inspiração.

(…), a companhia apresentou-se em Leiria na sua máxima força, (…)

"Idmen B" (…) de Olga Roriz, deu bem a imagem do trabalho de fundo que a companhia está a fazer,

(…), foi visível a qualidade técnica dos bailarinos, que desenvolveram um trabalho corporal de grande beleza."

 

Diário de Leira
21-06-1990

CAVALEIROS DA NOITE - Iniciação

Ballet Gulbenkian
GRANDE AUDITÓRIO DA FUNDAÇÃO CALOUSTE GULBENKIAN


Isolda trilogia coreográfica de Olga Roriz composta por
1ª parte Isolda
2ª parte Cavaleiros da Noite - Iniciação
3ª parte Duelo - Paixão

DUELO - Paixão


Isolda trilogia coreográfica de Olga Roriz composta por
1ª parte Isolda
2ª parte Cavaleiros da Noite - Iniciação
3ª parte Duelo - Paixão

CHRISTOPHE COLOMB

Ballet Gulbenkian
TÉÂTHRE IMPÉRIAL CONPIÈGNE


"ÓPERA
"CRISTOVÃO COLOMBO"
DE DARIUS MIHAUD EM COMPIÉGNE

Um sucesso exemplar (...)"

 

Jacques Doucelin
Le Fígaro
Paris
22-09-1992

 

Na coreografia para esta ópera, Luís Damas interpretava o Deus do Fogo.

PASSAGENS

Ballet Gulbenkian
GRANDE AUDITÓRIO DA FUNDAÇÃO CALOUSTE GULBENKIAN


"Ballet Gulbenkian: dançar o rigor e a exaltação

Boas surpresas em nova etapa da atual temporada do Ballet Gulbenkian.


UMA DAS OBRAS mais importantes ligadas à memória da Madalena de Azeredo Perdigão é, na forma e na essência, o Ballet Gulbenkian, (…)


(...) é em bailados abstratos, como este Passagens (…), que sinto definir-se o melhor do seu talento criativo. Atraente, subjugante, o novo bailado de Olga Roriz credencia, quanto a mim, a passagem da coreógrafa para o mundo em que melhor se exprime a sua sensibilidade. Porque quanto à "técnica", essa está sempre presente. (…)"

 

Manuela de Azevedo
Diário de Notícias
10-02-1993

F.I.M.

Ballet Gulbenkian
GRANDE AUDITÓRIO DA FUNDAÇÃO CALOUSTE GULBENKIAN


JIŘÍ KYLIÁN

SINFONIA EM RÉ

Ballet Gulbenkian
GRANDE AUDITÓRIO DA FUNDAÇÃO CALOUSTE GULBENKIAN

 

"UMA COMPANHIA MODERNA


Companhia coesa, que conquistou, já, um público novo e que se impôs pela qualidade do movimento e pela expressão técnica e artística dos seus bailarinos.

(...) Este bailado é baseado numa rigorosa técnica académica, que exige muito dos bailarinos.

(...) É notória a evolução técnica do Ballet Gulbenkian, assim como a qualidade do seu reportório.

(...) A formação dos novos bailarinos dos quais se destacam, (...) Luís Damas (...) nasce também de uma escola existente na Fundação Gulbenkian (...)

(...) dão-nos uma companhia versátil, de nível internacional.

(...) O público português merece a evolução que, de bailado a bailado a companhia conseguiu. Merece um esforço conjunto que eleve os coreógrafos novos, aposte nos valores nacionais e traga até nós os internacionais, para assim se cultivar a paixão da dança."

 

 

Ana Marques Gastão
Diário Popular
21-01-1987

SIX DANCES

Ballet Gulbenkian
GRANDE AUDITÓRIO DA FUNDAÇÃO CALOUSTE GULBENKIAN

 

"(...) a qualidade coreográfica funde-se com a qualidade interpretativa (...)

 

"Seis Danças", uma coreografia divertida e irrepreensível, de Jiri Kylián, (...)

 

(...) Luís Damas (...) foram, na estreia, as personagens deste ballet "setecentista". "

 

Maria José Fazenda
Público
24-01-1999

MILKO ŠPAREMBLEK

PUCINELLA

Ballet Gulbenkian
GRANDE AUDITÓRIO DA FUNDAÇÃO CALOUSTE GULBENKIAN

 

CHRISTOPHER BRUCE

DANÇAS DOS ESPÍRITOS

Ballet Gulbenkian
GRANDE AUDITÓRIO DA FUNDAÇÃO CALOUSTE GULBENKIAN

 

"O 1º Programa do Ballet Gulbenkian
Homogéneo na qualidade variado no conteúdo

 

Os três espíritos – Luís Damas, (...) – cuja caracterização foi exímia, não só pelo vocabulário coreográfico, a que já nos referimos, mas também pelas máscaras executadas por Inês Guerreiro e pelos figurinos de Belinda Scarlett, conseguiram transmitir a intensidade condensada em cada gesto, exercendo sobre nós um fascínio quase hipnótico. Esse mérito foi contemplado com bravos e aplausos especiais."

 

Assis de Luna
O Dia
29-11-1985

DANÇAS DOS ESPÍRITOS

Ballet Gulbenkian
GRANDE AUDITÓRIO DA FUNDAÇÃO CALOUSTE GULBENKIAN


"No Parque Rignon para o Torino Danza
GULBENKIAN

 

(...) um sucesso retumbante, (...)

 

(…) um espetáculo de destreza sedutora tirando partido das qualidades técnicas e interpretativas dos seus bailarinos (…)

 

(…) Danças dos Espíritos (…)
Este alfresco sócio-político simbólico teve em Luís Damas (…) a grandiosa personificação dos espíritos perseguidores"

 

Gianni Secondo
Stampa Sera
10-07-1987

SERGEANT EARLY’S DREAM

Ballet Gulbenkian
GRANDE AUDITÓRIO DA FUNDAÇÃO CALOUSTE GULBENKIAN

 

"Ballet Gulbenkian
SADLER’S WELLS

 

(...) os artistas da Gulbenkian têm uma forma incansável e atenta com os ritmos e os passos rápidos dos seus solos. E eles, como o Sr. Bruce, mantêm a emoção sob controle, para que as piadas e os sentimentos mais profundos não pareçam ostensivos."

 

Clement Crisp
Financial Times
16-02-1989

SERGEANT EARLY’S DREAM

Ballet Gulbenkian
GRANDE AUDITÓRIO DA FUNDAÇÃO CALOUSTE GULBENKIAN

 

"Ballet Gulbenkian
SADLER’S WELLS

 

(...) a peça Sergeant Early's Dream de Christopher Bruce (...) mostrando que estes excelentes bailarinos são capazes de uma gama de expressão mais ampla do que este programa permitia."

 

Jann Parry
Observer Sunday
19-02-1989

As Bodas

Ballet Gulbenkian
GRANDE AUDITÓRIO DA FUNDAÇÃO CALOUSTE GULBENKIAN


"SIMPLESMENTE SUBLIME!

(...) numeroso público (...) conhecedor das imensas qualidades do Ballet Gulbenkian e dos músicos escolhidos para interpretar esta composição terminada em 1923, não esperaria, de qualquer modo, que ontem fosse irremediável e incontestavelmente vencido pelo deslumbre.

(...) deixa completamente sem fôlego quem a assista."

 

Rui Eduardo Paes
Diário de Lisboa
20-04-1989

As Bodas

Ballet Gulbenkian
GRANDE AUDITÓRIO DA FUNDAÇÃO CALOUSTE GULBENKIAN


"(...) Estas "Bodas" foram filmadas pela televisão logo na sua estreia (...)

(...) uma co-produção da Gulbenkian com a RTP, e dentro desse contexto, foi passado um documentário (...) um bailado com estas dimensões – do mais ambicioso que o Ballet Gulbenkian e o seu Serviço de Música vêm apresentando. (...)

(...) a sua excepcionalidade, muitas milhas acima de coisas mais terrenas.

(...) Na Lisboa de 1989 foi o maravilhamento da surpresa. (...) Ainda continua a ser recebido, na área da música e do bailado eruditos, com o espanto que a violência inerente não deixa nunca de provocar, violência essa expressiva, dos movimentos e das implicações, esgotante tanto para os intérpretes como para os próprios espectadores. (...)


Simplesmente sublime!"

 

Rui Eduardo Paes
Diário de Lisboa
20-04-1989

LOUIS FALCO

ESCARGOT

Ballet Gulbenkian
GRANDE AUDITÓRIO DA FUNDAÇÃO CALOUSTE GULBENKIAN

 

PAULO RIBEIRO

AD VITAM

Ballet Gulbenkian
GRANDE AUDITÓRIO DA FUNDAÇÃO CALOUSTE GULBENKIAN

 

"(...) Ad Vitam (...)

(...) e a surpreender com o ritmado arrítmico orgânico e vivencial do segundo bailado.

(...), o balanço resulta num saldo positivo que diminui a fome de espectáculos de ballet na cidade de Évora."

 

Rosa Vieira
O Giraldo
Évora
07-1990

ENCANTADOS DE SERVI-LO

Ballet Gulbenkian
GRANDE AUDITÓRIO DA FUNDAÇÃO CALOUSTE GULBENKIAN


"Fiquei contente por ver pelo menos uma obra de um coreógrafo português e gostei muito de Encantados de Servi-lo, de Paulo Ribeiro.

(…) Fiquei especialmente impressionado com o dueto de (...) e Luís Damas.

Como nas frases de dança individuais, uma solidez reforçada contrasta com um rendimento mais fluido."

 

Deborah Jowitt
Dance
1992

COMÉDIA OFF

Ballet Gulbenkian
GRANDE AUDITÓRIO DA FUNDAÇÃO CALOUSTE GULBENKIAN

 

NACHO DUATO

JARDI TANKAT

Ballet Gulbenkian
GRANDE AUDITÓRIO DA FUNDAÇÃO CALOUSTE GULBENKIAN

 

"Um móbil de corpos e almas de Dança

 

Acrobacia e estética marcaram a actuação dos fenomenais bailarinos e bailarinas do português Ballet Gulbenkian na sua estreia na Austria – Innsbruck, com três originais coreografias do seu brilhante repertório.

(…) Duato estilizou cenas dos homens que semeiam e lavram a terra, com um duro trabalho corporal, numa dança telúrica vibrante e arrebatadora. Com uma luz uniforme e simplicidade cenográfica, os bailarinos de Lisboa interpretaram, com um rigoroso estilo de dança moderna, uma expressiva coreografia que se pode considerar já quase clássica, inspirada em solos da cantora Maria del Mar Bonet."

 

 

Rainer Lepuschitz
Tiroler Tageszeitung
08-07-1996

NA FLORESTA

Ballet Gulbenkian
GRANDE AUDITÓRIO DA FUNDAÇÃO CALOUSTE GULBENKIAN


RASSEMBLEMENT

Ballet Gulbenkian
GRANDE AUDITÓRIO DA FUNDAÇÃO CALOUSTE GULBENKIAN

 

"(…) Dotado de movimento ágil e coeso é, contudo, uma obra atraente em que o BG, invariavelmente, mostra a qualidade dos seus talentosos bailarinos."


António Laginha
Correio da Manhã
13-11-1998

RASSEMBLEMENT

Ballet Gulbenkian
GRANDE AUDITÓRIO DA FUNDAÇÃO CALOUSTE GULBENKIAN


 

"(…) Rassemblement de Nacho Duato, (…) é uma peça de abertura bem escolhida (…)

Os seis homens e mulheres revelam qualidades terrenas ao abraçar o espaço com o seu movimento amplo e generoso, poderosos no seu propósito, projetando longos saltos e incisivos nas suas corridas arrojadas, pressionados pela música."


Dance Europe
02/03-1999

HANS VAN MANEN

CINCO TANGOS

Ballet Gulbenkian
GRANDE AUDITÓRIO DA FUNDAÇÃO CALOUSTE GULBENKIAN

 

"(…) Cinco Tangos (…)

(…) Chegou, no entanto, a encantar no quarto tango do primeiro bailado (...)

(…) o balanço resulta num saldo positivo que diminui a fome de espectáculos de ballet na cidade de Évora (…)"

 

 

Rosa Vieira
O Giraldo
Évora
07-1990

GROSSE FUGE

Ballet Gulbenkian
GRANDE AUDITÓRIO DA FUNDAÇÃO CALOUSTE GULBENKIAN

 


VISÕES FUGITIVAS

Ballet Gulbenkian
GRANDE AUDITÓRIO DA FUNDAÇÃO CALOUSTE GULBENKIAN

 

"(...) Luís Damas (...) mostraram-se bailarinos competentes; precisos, sensíveis e cheios de estilo. (...)"

 

 

Jochen Schmidt
Ballett International
Tanz Aktuell
02-1998

VISÕES FUGITIVAS

Ballet Gulbenkian
GRANDE AUDITÓRIO DA FUNDAÇÃO CALOUSTE GULBENKIAN

 

"(...) Em meros 17 minutos, o Ballet Gulbenkian deu a conhecer que o seu conjunto era de classe mundial."

 

Jochen Schmidt
Ballett International
Tanz Aktuell
02-1998

VISÕES FUGITIVAS

Ballet Gulbenkian
GRANDE AUDITÓRIO DA FUNDAÇÃO CALOUSTE GULBENKIAN

 

"O PRIMEIRO programa de 92 do Ballet Gulbenkian (...)

 

(...) um sexteto tecnicamente rigoroso, inevitavelmente cerebral, e acima de tudo de um gosto que é apanágio da produção coreográfica do grande coreógrafo europeu.

 

Mais importante do que o fio da história é a "personalidade" assumida por cada um dos intérpretes e o seu excelente desempenho técnico, que marcam pontos."

 

 

António Laginha
Diário de Notícias
09-02-1992

JONATHAN LUNN

MOVIMENTO PARA UMA TELA

Ballet Gulbenkian
GRANDE AUDITÓRIO DA FUNDAÇÃO CALOUSTE GULBENKIAN

 

"Ballet Gulbenkian faz estreia auspiciosa

JOVENS BAILARINOS VIRAM VEDETAS

 

"Movimento para uma Tela" é brilhante

(...) uma coreografia de excelente qualidade, uma obra que se insere na atual corrente do ballet contemporâneo e que se impõe pela sábia e inteligente exploração que o seu coreógrafo faz da dança na sua verdadeira essência, em toda a sua especificidade.

Obra brilhante e fluente em que a dança está poderosa e eminentemente presente, proporcionou ela uma brilhante desenvolta e entusiástica interpretação da parte de todo o elenco: (...) Luís Damas, (...)"

 

 

Tomás Ribas
A Capital
21-12-1998

GAGIK ISMAILIAN

CONVIVALDI

Ballet Gulbenkian
GRANDE AUDITÓRIO DA FUNDAÇÃO CALOUSTE GULBENKIAN

GRITO DOS ANJOS

Ballet Gulbenkian
GRANDE AUDITÓRIO DA FUNDAÇÃO CALOUSTE GULBENKIAN

 

"(…) Em "Grito dos Anjos", alguns belos momentos de dança de masculinidade bélica, quase tribal, (…)"

 

 

Maria José Fazenda
Público
18-11-1994

ADEUS E NEM VOLTEI...

Ballet Gulbenkian
GRANDE AUDITÓRIO DA FUNDAÇÃO CALOUSTE GULBENKIAN

 

PAUL TAYLOR

ARDEN COURT

Ballet Gulbenkian
GRANDE AUDITÓRIO DA FUNDAÇÃO CALOUSTE GULBENKIAN

 

"BALLET GULBENKIAN
UMA LUFADA DE RENOVAÇÃO

O último programa do Ballet Gulbenkian (...) trouxe ao Grande Auditório da Fundação uma lufada de renovação consequente e promissora.


Com “Arden Court”, a mais valiosa aquisição desde há muitos anos, ascende-se a outro jardim, (…). Esta peça, feita especificamente para aproveitar em 1981 na Paul Taylor Dance Comp. o influxo de bons intérpretes masculinos, cobre assim uma das urgentes necessidades de repertório da Gulbenkian, (…). Cada um dos bailados ascende nela à descoberta de um modo diferente de mover, a uma dinâmica excitante e a parcerias de variada, mutável riqueza.

Passeando neste "jardim de puro tempo" os "boys" da Gulbenkian fixam a sua interpretação pondo em jogo tantos recursos técnicos, há tanto tempo invisíveis (...) que parecem outros.


(…) Assim, Luís Damas foi (…) (nas 2 sessões (…) ) o de mais canónica limpidez tayloriana, (…)


Quem dera que no próximo ano a curiosidade pelos novos modos de mover manifestada neste Taylor (…) continue, com uma exploração do canôn clássico da modernidade que só a Gulbenkian tem os recursos materiais e humanos para trazer aqui."

 

José António Duarte
Comércio do Porto
Porto
10-06-1990

BENVINDO FONSECA

MAKEBA

Ballet Gulbenkian
GRANDE AUDITÓRIO DA FUNDAÇÃO CALOUSTE GULBENKIAN

PARA QUE A TERRA NÃO ESQUEÇA

Ballet Gulbenkian
GRANDE AUDITÓRIO DA FUNDAÇÃO CALOUSTE GULBENKIAN

ITZIK GALILI

PELOS OLHOS DE NANÁ

Ballet Gulbenkian
GRANDE AUDITÓRIO DA FUNDAÇÃO CALOUSTE GULBENKIAN

 

PELOS OLHOS DE NANÁ

Ballet Gulbenkian
GRANDE AUDITÓRIO DA FUNDAÇÃO CALOUSTE GULBENKIAN

 

PERUREIM

Ballet Gulbenkian
GRANDE AUDITÓRIO DA FUNDAÇÃO CALOUSTE GULBENKIAN

 

"MIGALHAS” COREOGRÁFICAS
Ballet Gulbenkian estreia nova temporada


(…) “Perureim” (…), trouxe consigo uma aura de mistério que combina habilmente com movimento que apela a uma componente física acentuada. (…) não deixaram os seus créditos por mãos alheias."

 

 

António Laginha
Correio da Manhã
18-11-1994

 

PERUREIM

Ballet Gulbenkian
GRANDE AUDITÓRIO DA FUNDAÇÃO CALOUSTE GULBENKIAN

 

"(…)"Perureim", de Itzik Galili, introduz, neste programa do Ballet Gulbenkian, uma agradável nota dissonante pela estética do vocabulário usado. É uma dança que tem uma dimensão interventiva e que alude ao nomadismo político e socialmente forçado, ao refúgio de uma cultura que procura escapar ao genocídio e desagregação."

 

 

Maria José Fazenda
Público
18-11-1994

 

PERUREIM

Ballet Gulbenkian
GRANDE AUDITÓRIO DA FUNDAÇÃO CALOUSTE GULBENKIAN

 

"Um móbil de corpos e almas de Dança


Acrobacia e estética marcaram a actuação dos fenomenais bailarinos e bailarinas do português Ballet Gulbenkian na sua estreia na Austria – Innsbruck, com três originais coreografias do seu brilhante repertório.

(...) Virtuoso e de uma extrema expressividade, o coreógrafo israelita Itzik Galili, em “Perureim”, abstrai o corpo humano e as diferentes possibilidades de realizar o movimento e de o deter."

 

 

Rainer Lepuschitz
Tiroler Tageszeitung
08-07-1996

SEE UNDER X

Ballet Gulbenkian
GRANDE AUDITÓRIO DA FUNDAÇÃO CALOUSTE GULBENKIAN

 

"NEWARK, 24 de abril – Esta cidade esteve esta noite no cruzamento da dança internacional, quando o Ballet Gulbenkian se apresentou no New Jersey Performing Arts Center. (…)

O Ballet Gulbenkian distingue-se pela vitalidade dos seus bailarinos. De fato, o alto astral dos performers ajudou a tornar possível ignorar algumas das fragilidades da coreografia."

 

 

Jack Anderson
The New York Times
New York
29-04-1998

AMANDA MILLER

O EREMITA E O NAVEGADOR

Ballet Gulbenkian
GRANDE AUDITÓRIO DA FUNDAÇÃO CALOUSTE GULBENKIAN

 

"BALLET GULBENKIAN: DANÇAR O RIGOR E A EXALTAÇÃO

Boas surpresas em nova etapa da actual temporada do Ballet Gulbenkian


UMA DAS OBRAS mais importantes ligadas à memória da Madalena de Azeredo Perdigão é, na forma e na essência, o Ballet Gulbenkian (…)


O Eremita e o Navegador (…), a coreografia de Amanda Miller é uma fascinante digressão pelos caminhos do mistério e do sonho – ainda que a intenção não esteja em qualquer ponto da peça coreográfica. É essa dicotomia entre o impressionismo coreográfico e a realidade figurativa para que os textos tentam empurrar-nos que exerce o fascínio desta peça."

 

 

Manuela de Azevedo
Diário de Notícias
10-02-1993

O EREMITA E O NAVEGADOR

Ballet Gulbenkian
GRANDE AUDITÓRIO DA FUNDAÇÃO CALOUSTE GULBENKIAN

 

"(…) Amanda Miller,(…) veio a Lisboa para criar um bailado em rigorosa estreia, facto naturalmente digno de louvar.

Aliás, a ele poderá ser imputado o bom desempenho dos bailarinos (na generalidade) (…) perante um sempre útil desafio pessoal e por "O Eremita e o Navegador" se ter revelado uma peça "corrida", tecnicamente fluída (…)

Amanda Miller construiu uma peça atraente (…)

"Ver e ouvir são as maiores nobrezas da vida" reza uma das frases do texto e, possivelmente por isso, a breve "história" dos dois homens solitários e longínquos situa-se apenas ao nível da memória, enquanto o verdadeiro drama se passa nos corpos ágeis de (…) Luís Damas, (…)

As diversas situações luminosas (…) criaram momentos de grande beleza, (…)"

 

 

António Laginha
Correio da Manhã
29-01-1993

CHRISTOPHER HOUSE

METAMORFOSES NOTURNAS

Ballet Gulbenkian
GRANDE AUDITÓRIO DA FUNDAÇÃO CALOUSTE GULBENKIAN

 

"O EQUILÍBRIO DECOROSO
 
O canadiano Christopher House utilizou quatro dos melhores bailarinos da casa, (...)"

 

 

António Laginha
Correio da Manhã
02-02-1995

METAMORFOSES NOTURNAS

Ballet Gulbenkian
GRANDE AUDITÓRIO DA FUNDAÇÃO CALOUSTE GULBENKIAN

 

"O EQUILÍBRIO DECOROSO
 
(…) "Metamorfoses Nocturnas", (…) nem terá desafiado suficientemente (…) Luís Damas (…)"

 

 

António Laginha
Correio da Manhã
02-02-1995

METAMORFOSES NOTURNAS

Ballet Gulbenkian
GRANDE AUDITÓRIO DA FUNDAÇÃO CALOUSTE GULBENKIAN

 

"A DOIS TONS

Música e movimentos vários para os mesmos intérpretes do Ballet Gulbenkian

 

(...) Metamorfoses Nocturnas, de Christopher House (...) é óbvia a constituição de, se não mais, pelo menos dois núcleos formais. O primeiro de encanto com o corpo e as suas capacidades performativas constituído pelas três primeiras peças (...)

 

Christopher House faz o mesmo tipo de opção a partir do "Quarteto de cordas nº 1" de Gyorgy Ligeti, para um quarteto de homens ainda que mais significativamente submetido a uma narrativa de confronto e relação de poder entre "personagens" (...)"

 

 

Cristina Peres
Expresso - Cartaz
10-02-1996

CLARA ANDERMATT

CEMITÉRIO DOS PRAZERES

Ballet Gulbenkian
GRANDE AUDITÓRIO DA FUNDAÇÃO CALOUSTE GULBENKIAN

 

"(...) - o belíssimo dueto dos dois bailarinos de costas - (...)"

 

 

Cristina Peres
Expresso Cartaz
10-02-1996

QUATRO ÁRIAS DE ÓPERA

Ballet Gulbenkian
GRANDE AUDITÓRIO DA FUNDAÇÃO CALOUSTE GULBENKIAN

 

NEAT – NET

Ballet Gulbenkian
GRANDE AUDITÓRIO DA FUNDAÇÃO CALOUSTE GULBENKIAN

 

LUÍS DAMAS

VISÃO

Ballet Gulbenkian
Teatro Nacional D. Maria II

 

"BALLET GULBENKIAN APRESENTA O ESPETÁCULO "CINCO COREOGRAFIAS – PROJETO 1995/96"

(…) Luís Damas (…) figuras de relevo no atual elenco da Companhia (…)"

 

 

B.G. "Cinco coreografias
Projecto 1995/96"

VISÃO

Ballet Gulbenkian
Teatro Nacional D. Maria II

 

"BALLET GULBENKIAN VISITA D. MARIA II

À procura de novos públicos


(...) um programa bastante heterodoxo e variado com uma estreia oficial, uma coreografia de Luís Damas, bailarino do grupo, uma obra encomendada para o último Festival de Música dos Capuchos, "Visão", precisamente aquela que os bailarinos desenhavam sobre o palco, (...)


Com um currículo breve mas já notável, este ainda jovem bailarino começou a coreografar para o Dutch National Ballet, em 1993 ("Passagem"),

e continuou, desde então, com criações para a Companhia de Dança Contemporânea de Setúbal e a Escola Superior de Dança.

Muito recentemente viria a ser distinguido com o 1º Prémio de Interpretação e a Medalha de Ouro do recente Concurso Internacional de Dança, em Nagóia, sagrando-se como vencedor numa competição bastante dura onde participaram 112 bailarinos vindos de 32 países (...)"

 

 

Tito Lívio
A Capital
19-04-1996

CÂNTICO

Ballet Gulbenkian
12º ESTÚDIO EXPERIMENTAL DE COREOGRAFIA  
GRANDE AUDITÓRIO GULBENKIAN

 

1º Prémio de Coreografia "NOVOS VALORES DA CULTURA" 1988

 

 

"NOVOS VALORES DA DANÇA APRESENTAM-SE EM SANTARÉM

(...) EXCELENTE ESPETÁCULO NO ROSA DAMASCENO (...)

 

(...) proporcionaram excelentes momentos de dança ao numeroso público

(...) sem dúvida belos momentos de dança e tecnicamente perfeitos."

 

O Ribatejo
Santarém
24-06-1988

CÂNTICO

Ballet Gulbenkian
12º ESTÚDIO EXPERIMENTAL DE COREOGRAFIA  
GRANDE AUDITÓRIO GULBENKIAN

 

1º Prémio de Coreografia "NOVOS VALORES DA CULTURA" 1988

 

 

"Registo com grande prazer o grande profissionalismo e a qualidade artística dos bailarinos,

(...) e Luís Damas, que no palco da Gulbenkian se têm salientado

(...) Tudo bem, até o prémio alcançado agora com o trabalho intitulado Cântico.

Que bom ver gente nova apostar a sério num trabalho de arte."

 

Daniella
Gente Nº 617
13 a 19-07-1988

 

FORMAS

Ballet Gulbenkian
13º ESTÚDIO EXPERIMENTAL DE COREOGRAFIA  
GRANDE AUDITÓRIO GULBENKIAN

 

"Seria injusto não referir (...) a qualidade interpretativa que os bailarinos da companhia deram a este 13º Estúdio Experimental de Coreografia: (...) Luís Damas (...)"

 

Tomás Ribas
A Capital
02-09-1989

PASSAGEM

Ballet Gulbenkian
14º ESTÚDIO EXPERIMENTAL DE COREOGRAFIA  
CONVENTO DO BEATO

 

"(…) "Passagem", de Luís Damas (…) um dueto bem carpinteirado

(…) Luís Damas, um dos mais interessantes bailarinos do B.G. (Ballet Gulbenkian)

(…) a interpretação do dueto foi a todos os níveis consistente e por vezes até arrebatadora."


 

António Laginha
Diário de Notícias
28-07-92

LA MAMMA MORTA

Ballet Gulbenkian
CINE TEATRO DA ACADEMIA ALMADENSE 

 

Coreografia selecionada pelo 3rd Japan International Ballet and Modern Dance Competition 1999*

 

"Temos o prazer de informar que houve 367 candidatos de 42 países e regiões, entre os quais mais de 200 bailarinos foram selecionados para competir entre si pela excelência técnica e artística.


(...) alguns já tendo conquistado o reconhecimento em seus países,
 (...)"

 

H.i.H. Príncipe TAKAMADO
Presidente Honorário
Nagóia, Japão 1999

 

*Trilogia – 1-La Mamma Morta
              2-Espírito da Terra
              3-Invocação

*1ª seleção da competição por vídeo com a 1ª coreografia mencionada na trilogia, tendo as outras duas sido criadas após a seleção e estreadas neste evento.

LA MAMMA MORTA

Ballet Gulbenkian
CINE TEATRO DA ACADEMIA ALMADENSE 

 

Coreografia selecionada pelo 3rd Japan International Ballet and Modern Dance Competition 1999*

 

 

"(...) DE ENCANTAR (...)

(...) Foi um espectáculo de grande qualidade (...)

 

(...)"La Mamma Morta" coloca Luís Damas a lembrar-nos que a Natureza existe, e que precisamos de cuidar bem dela (...)"

 

António Laginha
Diário de Notícias
28-07-97

 

*Trilogia – 1-La Mamma Morta
              2-Espírito da Terra
              3-Invocação

*1ª seleção da competição por vídeo com a 1ª coreografia mencionada na trilogia, tendo as outras duas sido criadas após a seleção e estreadas neste evento.

RUI HORTA

LUNAR

Ballet Gulbenkian
GRANDE AUDITÓRIO GULBENKIAN

 

"Viagem através de Paisagens de Luz e Som


Sem um deslize (…) O Ballet Gulbenkian de Lisboa com um programa multifacetado no Pfalzbau de Ludwigshaft

 

(…) Semelhante carácter multifacetado e agudeza permitiu ao Ballet Gulbenkian realizar uma Dança de alto nível em todos os estilos.

(...) a Companhia de Lisboa seduziu pelo ímpeto e pela dinâmica. Os seus membros apresentaram-se hábeis e enérgicos e versados do ponto de vista técnico.

(…) Com autenticidade, criaram emoção e puderam transmitir ao público, sem falhas, a atmosfera de cada um dos ambientes, que se acolheu com boa vontade e o programa tripartido foi recebido com aplausos entusiásticos.

 

(…) No "Lunar" (...)

Sob quatro projectores suspensos em profundidade, os actores bailarinos (…) oscilam, mergulham, acocoram-se e revolvem-se, numa técnica ampliada de dança moderna. Sobretudo mais individual do que colectivo, e antes mais força geométrica do que livre errância. (...) Em padrões febris e exaltados seguem-se deste modo movimentos de domínio do espaço, fluentes, atrativos e flexíveis, e sucessivamente mais intensos uns após outros. (...)"

 

 

Kurt Witterstatter
Die Rheinplatz
01-12-1997

FLAT SPACE MOVING

 

"NEWARK, 24 de abril – Esta cidade esteve esta noite no cruzamento da dança internacional, quando o Ballet Gulbenkian se apresentou no New Jersey Performing Arts Center. (…)

O Ballet Gulbenkian distingue-se pela vitalidade dos seus bailarinos. De fato, o alto astral dos performers ajudou a tornar possível ignorar algumas das fragilidades da coreografia."

 

 

Jack Anderson
The New York Times
New York
29-04-1998

CARTOGRAFIA DOS LUGARES COMUNS

Ballet Gulbenkian
GRANDE AUDITÓRIO GULBENKIAN

 

"As diversas linguagens coreográficas que podem servir de ponto de partida para a construção de espetáculos de dança foram magistralmente demonstrados, de quarta a sábado passados no Grande Auditório da Gulbenkian, quando foram apresentadas (em reposição ou estreia) três peças que se permitiram aquilatar da versatibilidade dos bailarinos da casa (…)"

 

 

Mónica Guerreiro
”Blitz”
26-01-1999

OHAD NAHARIN

AXIOMA

Ballet Gulbenkian
GRANDE AUDITÓRIO GULBENKIAN

 

"(…) Cada intérprete conserva a sua personalidade bem marcada."

 

 

Benjamin chaix
La tribune de genéve
28-01-1991

PERPETUUM

Ballet Gulbenkian
GRANDE AUDITÓRIO GULBENKIAN

 

MERYL TANKARD

NUTI

Ballet Gulbenkian
GRANDE AUDITÓRIO GULBENKIAN

 

"(…) Trata-se, naturalmente, de uma peça de conjunto em que predominam os cânones e os uníssonos, as linhas e os círculos mas, sobretudo, uma alternância de movimentos lentos e rápidos muito bem articulada.

(…) Luís Damas, (…) desdobram-se numa peça ágil e confecionada com habilidade parecendo um grupo de, pelo menos duas dúzias* de artistas, envolvidos numa dança algo ritualística (…)"

 

 

António Laginha
Correio da Manhã
21-01-2000

* - na realidade o elenco era composto por 12 bailarinos.

NUTI

Ballet Gulbenkian
GRANDE AUDITÓRIO GULBENKIAN

 

"Uma noite de ballet excepcional

 

Uma noite complexa e marcante com muitos aplausos."

 

 

Anna Mika
Bregenz
04-05-2000

RODRIGO PEDERNEIRAS

TERRA NOVA

Ballet Gulbenkian
GRANDE AUDITÓRIO GULBENKIAN

CARLOS TRINCHEIRAS

INTERRUPTO

Ballet Gulbenkian
GRANDE AUDITÓRIO GULBENKIAN

 

CÉSAR MONIZ

...ACIMA DE TUDO, NÓS

BALLET GULBENKIAN
12º ESTÚDIO EXPERIMENTAL DE COREOGRAFIA  
GRANDE AUDITÓRIO GULBENKIAN

 

ROSA ROSAE

BALLET GULBENKIAN
GRANDE AUDITÓRIO GULBENKIAN

 

OUTROS ESTÚDIOS EXPERIMENTAIS DE COREOGRAFIA DO BALLET GULBENKIAN

CARLOS FERNANDES

THE GREEN MAN

10º ESTÚDIO EXPERIMENTAL DE COREOGRAFIA
GRANDE AUDITÓRIO GULBENKIAN

 

MARTA ATAÍDE

COME BACK GLENN MILLER

BALLET GULBENKIAN
GRANDE AUDITÓRIO DA FUNDAÇÃO CALOUSTE GULBENKIAN

 

FESTA DE NATAL DOS TRABALHADORES DA FCG

EDMUND STRIPE

KOYAANISQATSI

11º ESTÚDIO EXPERIMENTAL DE COREOGRAFIA
CINE-TEATRO ACADEMIA DE ALMADA

 

"Para o Luís

Lamentamos que não tenha podido vir desta vez, mas obrigado por todo o trabalho árduo nos ensaios.

Desejo-lhe muito sucesso para o futuro e muita sorte com o seu ballet esta noite.

Mantenha o bom trabalho"

 

 

Edmund Stripe
08-08-1984

RUI PINTO

...OITO SERES E UMA PERGUNTA!

BALLET GULBENKIAN
12º ESTÚDIO EXPERIMENTAL DE COREOGRAFIA  
GRANDE AUDITÓRIO GULBENKIAN

 

PAULA PINTO

RITUS

BALLET GULBENKIAN
13º ESTÚDIO EXPERIMENTAL DE COREOGRAFIA  
GRANDE AUDITÓRIO GULBENKIAN

 

"Estúdio experimental de coreografia"

BALLET GULBENKIAN ABRE CARREIRA A NOVOS TALENTOS

 

 Seria injusto não referir (...) a qualidade interpretativa que os bailarinos da companhia deram a este 13º Estúdio Experimental de Coreografia: (...) Luís Damas (...)"

 

 

Tomás Ribas
A Capital
02-09-1989

MÁRIO PAULO

ACTO I

BALLET GULBENKIAN
13º ESTÚDIO EXPERIMENTAL DE COREOGRAFIA  
GRANDE AUDITÓRIO GULBENKIAN

 

"Estúdio experimental de coreografia"

BALLET GULBENKIAN ABRE CARREIRA A NOVOS TALENTOS

 

 Seria injusto não referir (...) a qualidade interpretativa que os bailarinos da companhia deram a este 13º Estúdio Experimental de Coreografia: (...) Luís Damas (...)"

 

 

Tomás Ribas
A Capital
02-09-1989

FREELANCER

LUÍS DAMAS

SAUDADE

1ª MOSTRA COREOGRÁFICA DE LISBOA, 1ª ARTEJO
GARE MARÍTIMA DE ALCÂNTARA


Radio Televisão Portuguesa - Programa "O Nosso Século"
Selecionado para os melhores momentos do programa.

 

"Registo com grande prazer o grande profissionalismo e a qualidade artística dos bailarinos,

(...) e Luís Damas, que no palco da Gulbenkian se têm salientado (...)

Que bom ver gente nova apostar a sério num trabalho de arte.

Adorei as suas intervenções (...) nos bailados de ligação interquadros

(...) uma maravilha. As minhas flores (...) e o meu "bravo, bravíssimo"."

 

Daniella
Gente Nº 617
13 a 19-7-1988

ESPÍRITO DA TERRA

3ª COMPETIÇÃO INTERNACIONAL DE BALLET E DANÇA MODERNA DO JAPÃO 1999
AUDITÓRIO MUNICIPAL DE NAGÓIA

 

Finalista do Concurso de Interpretação "3º Concurso Internacional de Ballet e Dança Moderna Japão’99"

 

"Temos o prazer de informar que houve 367 candidatos de 42 países e regiões, entre os quais mais de 200 bailarinos foram selecionados para competir entre si pela excelência técnica e artística. (...) alguns já tendo conquistado o reconhecimento em seus países, (...)"

 

H.i.H. Príncipe TAKAMADO
Presidente Honorário
Nagóia, Japão 1999

Trilogia – 1-La Mamma Morta
              2-Espírito da Terra
              3-Invocação

 

1ª seleção da competição com a 1ª coreografia mencionada na trilogia, tendo as outras duas sido criadas após a seleção e estreadas neste evento.

INVOCAÇÃO

3ª COMPETIÇÃO INTERNACIONAL DE BALLET E DANÇA MODERNA DO JAPÃO 1999
AUDITÓRIO MUNICIPAL DE NAGÓIA

 

Finalista do Concurso de Interpretação "3º Concurso Internacional de Ballet e Dança Moderna Japão’99"

 

"Temos o prazer de informar que houve 367 candidatos de 42 países e regiões, entre os quais mais de 200 bailarinos foram selecionados para competir entre si pela excelência técnica e artística. (...) alguns já tendo conquistado o reconhecimento em seus países, (...)"

 

H.i.H. Príncipe TAKAMADO
Presidente Honorário
Nagóia, Japão 1999

Trilogia – 1-La Mamma Morta
              2-Espírito da Terra
              3-Invocação

 

1ª seleção da competição com a 1ª coreografia mencionada na trilogia, tendo as outras duas sido criadas após a seleção e estreadas neste evento.

 

INVOCAÇÃO

3ª COMPETIÇÃO INTERNACIONAL DE BALLET E DANÇA MODERNA DO JAPÃO 1999
AUDITÓRIO MUNICIPAL DE NAGÓIA

 

"Fragmentos de Dança. Mostra europeia de video dança" na Galeria Nacional de Arte Moderna de Roma.

 

Com a colaboração do prestigiado autor, a participação portuguesa, no encontro mencionado em epígrafe, resultará muito mais enriquecida e dignificada, (...)"

Simonetta Luz Afonso
Presidente-Instituto Camões
23-6-2004

PÉS NÚS SOBRE A TERRA SAGRADA

LUíS DAMAS
2. INTERNATIONAL SOLO-TANZ-THEATER FESTIVAL 1998

 

Criado para o "International Solo Tanz Theater Festival' 98", e Luís Damas seleccionado entre 600 bailarinos de todo o mundo

 

 

"Com "Pés Nús sobre a Terra Sagrada" houve uma nova homenagem à Criação.

 

O português Luís Damas é um solista que transmite muita força anímica, cria no seu simbolismo de Dança e na escolha do guarda-roupa um drama corporal, que da dança do (...) (...) escuro da terra se eleva para a luz sublime."

 

Manfred Engelhardt
Augsburg
03-1998

PAULA PINTO

EXPOSE

SHOWTIME
AGÊNCIA DE MODELOS E ESCOLA

 

"Registo com grande prazer o grande profissionalismo e a qualidade artística dos bailarinos, (...) e Luís Damas, que no palco da Gulbenkian se têm salientado (...)

Adorei as suas intervenções no exame da Showtime, nos bailados de ligação interquadros (...) uma maravilha.

As minhas flores para vocês, queridos, e o meu "bravo, bravíssimo"."

 

 

Daniella
Gente Nº 617
Semanal de 13 a 19 Julho 1988

VASCO WELLENKAMP

PALAVRAS DANÇADAS

Livraria Barata

DIÁLOGOS

Escola Superior de Dança do Instituto Politécnico de Lisboa
Teatro da Trindade


Coreografia selecionada pela 2ª Competição Internacional de Ballet e Dança Moderna do Japão 1996*

 

 

"Querido Luís
Um enorme beijo de parabéns e obrigado pela tua sempre disponível ajuda."

 

 

Wanda Ribeiro da Silva
Presidente do Conselho Diretivo
Escola Superior de Dança
07-01-1995

 

 

1º Prémio de Interpretação e Medalha de Ouro na 2ª Competição Internacional de Ballet e Dança Moderna do Japão 1996


1º Prémio de Coreografia na 2ª Competição Internacional de Ballet e Dança Moderna do Japão 1996


 

*Trilogia – 1-Diálogos
              2-Quasi una fantasia
              3-Voz e Paixão

Convite da Escola Superior de Dança

*1ª seleção da competição por vídeo com a 1ª coreografia mencionada na trilogia, tendo as outras duas sido criadas após a seleção e estreadas neste evento.

DIÁLOGOS

Escola Superior de Dança do Instituto Politécnico de Lisboa
Teatro da Trindade


Coreografia selecionada pela 2ª Competição Internacional de Ballet e Dança Moderna do Japão 1996*

 

 

"Temos o prazer de informar que houve 373 candidatos de 38 países e regiões, entre os quais cerca de 200 bailarinos foram selecionados para competir entre si pela excelência técnica e artística.


(...) alguns já tendo conquistado o reconhecimento em seus países, (...)"

 

H.i.H. Príncipe TAKAMADO
Presidente Honorário
Nagóia, Japão 1996

 

 

 

1º Prémio de Interpretação e Medalha de Ouro na 2ª Competição Internacional de Ballet e Dança Moderna do Japão 1996


1º Prémio de Coreografia na 2ª Competição Internacional de Ballet e Dança Moderna do Japão 1996


 

*Trilogia – 1-Diálogos
              2-Quasi una fantasia
              3-Voz e Paixão

Convite da Escola Superior de Dança

*1ª seleção da competição por vídeo com a 1ª coreografia mencionada na trilogia, tendo as outras duas sido criadas após a seleção e estreadas neste evento.

DIÁLOGOS

Escola Superior de Dança do Instituto Politécnico de Lisboa
Teatro da Trindade


Coreografia selecionada pela 2ª Competição Internacional de Ballet e Dança Moderna do Japão 1996

 

 

"Muitos parabéns (...)"


 

 

Teatro São Luís
Wanda Ribeiro da Silva
Presidente do Conselho Diretivo
Escola Superior de Dança
14-07-1995

 

 

 

1º Prémio de Interpretação e Medalha de Ouro na 2ª Competição Internacional de Ballet e Dança Moderna do Japão 1996


1º Prémio de Coreografia na 2ª Competição Internacional de Ballet e Dança Moderna do Japão 1996


*Trilogia – 1-Diálogos
              2-Quasi una fantasia
              3-Voz e Paixão

Convite da Escola Superior de Dança

*1ª seleção da competição por vídeo com a 1ª coreografia mencionada na trilogia, tendo as outras duas sido criadas após a seleção e estreadas neste evento.

QUASI UNA FANTASIA

2ª COMPETIÇÃO INTERNACIONAL DE BALLET E DANÇA MODERNA DO JAPÃO 1996
AUDITÓRIO MUNICIPAL DE NAGÓIA

 

1º Prémio de Interpretação e Medalha de Ouro na 2ª Competição Internacional de Ballet e Dança Moderna do Japão 1996*

 

 

"(...) Luís Damas

É com grande prazer que o cumprimentamos pelo êxito alcançado em Nagoya onde (...) dançou os "pas de deux" das coreografias "Voz e Paixão" e "Quasi una fantasia".


Parabéns pela medalha de ouro que conquistou, a qual muito honra, também, esta instituição."

 

 

Alberto A. Antas de Barros
O Vice-Presidente
Instituto Politécnico de Lisboa


1º Prémio de Coreografia na 2ª Competição Internacional de Ballet e Dança Moderna do Japão 1996


*Trilogia – 1-Diálogos
              2-Quasi una fantasia
              3-Voz e Paixão

Convite da Escola Superior de Dança

*1ª seleção da competição por vídeo com a 1ª coreografia mencionada na trilogia, tendo as outras duas sido criadas após a seleção e estreadas neste evento.

QUASI UNA FANTASIA

2ª COMPETIÇÃO INTERNACIONAL DE BALLET E DANÇA MODERNA DO JAPÃO 1996
AUDITÓRIO MUNICIPAL DE NAGÓIA

 

1º Prémio de Interpretação e Medalha de Ouro na 2ª Competição Internacional de Ballet e Dança Moderna do Japão 1996*

 

 

"Solicitou-me o Sr. Ministro da Educação que agradecesse (...) a informação constante da carta datada de 12.02.96, felicitando (...) pelos prémios granjeados no 2º Concurso Internacional de Ballet e Dança Moderna, de Nagóia."

 

 

Maria José Rau
Chefe de gabinete
do Ministro da Educação
15-02-1996


1º Prémio de Coreografia na 2ª Competição Internacional de Ballet e Dança Moderna do Japão 1996


*Trilogia – 1-Diálogos
              2-Quasi una fantasia
              3-Voz e Paixão

Convite da Escola Superior de Dança

*1ª seleção da competição por vídeo com a 1ª coreografia mencionada na trilogia, tendo as outras duas sido criadas após a seleção e estreadas neste evento.

VOZ E PAIXÃO

2ª COMPETIÇÃO INTERNACIONAL DE BALLET E DANÇA MODERNA DO JAPÃO 1996
AUDITÓRIO MUNICIPAL DE NAGÓIA

 

1º Prémio de Interpretação e Medalha de Ouro na 2ª Competição Internacional de Ballet e Dança Moderna do Japão 1996*

 

 

"Foi com grande alegria que tomei conhecimento do prémio e medalhas conquistadas (...) (...) Luís Damas, para a melhor interpretação (...)


(...) é um grande motivo de orgulho para os portugueses (...)


Peço-lhe que transmita (...) a Luís Damas, (...) a expressão mais sincera das minhas felicitações (...)"

 

 

António Guterres
Gabinete do Primeiro Ministro
28-02-1996


1º Prémio de Coreografia na 2ª Competição Internacional de Ballet e Dança Moderna do Japão 1996


*Trilogia – 1-Diálogos
              2-Quasi una fantasia
              3-Voz e Paixão

Convite da Escola Superior de Dança

*1ª seleção da competição por vídeo com a 1ª coreografia mencionada na trilogia, tendo as outras duas sido criadas após a seleção e estreadas neste evento.

KAZUKO HIRABAYASHI

TRANSITION

Gala de Homenagem a Graça Barroso
Grande Auditório do Centro Cultural de Belém

 

"ELENCO DE LUXO HOMENAGEIA GRAÇA BARROSO

Gala de dança no Centro Cultural de Belém


(...) em "cena aberta", mais de uma vintena dos nossos melhores bailarinos (...)

o palco esse transbordava de emoção.

(...) revelou-se um espetáculo único (...)"

 

 

 

António Laginha
Correio da Manhã
08-11-1993

TRANSITION

Gala de Homenagem a Graça Barroso
Grande Auditório do Centro Cultural de Belém

 

"(...) Com interpretação de Luís Damas e coreografia da professora japonesa Kazuko Hirabayashi, "Transição" - um solo que evoca a luta de um corpo afetado pela terrível Sida – apesar de algo "escuro" e extremamente dramático, recebeu um forte aplauso do público."

 

 

António Laginha
Correio da Manhã
08-11-1993

ANTÓNIO LAGINHA

LES ILLUMINATIONS

Gala SIBBS
Grande Auditório da Culturgest

 

CURSO INTERNACIONAL DE DANÇA PARA COREÓGRAFOS E COMPOSITORES PROFISSIONAIS 1986 - Organizado por Creative Dance Artist Trust

CURSO INTERNACIONAL DE DANÇA PARA COREÓGRAFOS E COMPOSITORES PROFISSIONAIS

Universidade de Surrey
Guildford

 

Curso 1986

Diretor:
Norman Morrice
Música e composição:
Carlos Miranda
Ballet Clássico:
Ivan Kramar
Dança Moderna:
Kazuko Hirabayashi

 

"Tenho o prazer de informar que foi premiado com um lugar no Curso (...)"

 

 

Gale Law
15-07-1986

CURSO INTERNACIONAL DE DANÇA PARA COREÓGRAFOS E COMPOSITORES PROFISSIONAIS

Universidade de Surrey
Guildford

 

"(...) Estamos extremamente gratos que artistas do seu calibre estejam preparados para oferecer os seus serviços aos coreógrafos desta forma(...)"

 

 

Gale Law
17-06-1986

CURSO INTERNACIONAL DE DANÇA PARA COREÓGRAFOS E COMPOSITORES PROFISSIONAIS

Universidade de Surrey
Guildford

 

Como bailarino, Luis Damas trabalhou com os seguintes coreógrafos e compositores:

 

Coreógrafos / Compositores

Frances Carty /

Bengt Jörgen / Peter Muir

Pablo Ventura / Geoffrey Alvarez

Simon Rice / Diana Burrell

Rami Be'er / Peter Muir

Jeanine Van Boven / Geoffrey Alvarez

Vitor Linhares / Diana Burrell

Simon Rice / John McDowell

 

TANDAVAHA DANCE COMPANY - YOSHIE KAKU

MY LOST LOVE

Florence Gould Hall
Instituto Francês/ Aliança Francesa - Nova Iorque

 

Luís Damas convidado como bailarino principal para dançar com Mari Ushioda e companhia fazendo o papel de amante no bailado My Lost Love, ensaiando em Tóquio e com a apresentação em Nova Iorque.



"(...) O nosso Programa Sister City procura apresentar artistas aqui e no estrangeiro que oferecem obras de significado transcultural.

Portanto, estamos orgulhosos de dar as boas-vindas à Companhia de Dança Tandavaha de Tóquio em Nova Iorque para a sua primeira apresentação nos Estados Unidos.

Yoshie Kaku, diretora desta companhia, é uma líder reconhecida no campo da dança, bem como uma coreógrafa altamente respeitada.

A companhia fez inúmeras aparições de sucesso em Tóquio e outras cidades do Japão, e Mari Ushioda, a bailarina principal, é aclamada como uma das bailarinas mais empolgantes do Japão.

Esta companhia é uma adição maravilhosa aos eventos do 30º Aniversário do Programa Nova Iorque – Tóquio Sister City."

 

Atenciosamente,
Scott Harris
Acting Director
Nova Iorque
20-07-1990


COMPANHIA PORTUGUESA DE BAILADO CONTEMPORÂNEO - VASCO WELLENKAMP

Duo Appassionato

OPENING GALA MADRID EN DANZA 2003

 

"(…) vi pela primeira vez Luís Damas actuar na gala all star da abertura do Festival Internacional de Dança "Madrid en Danza" no Teatro Albeniz em 2003.


Fiquei não apenas impressionada com a sua técnica, mas extremamente emocionada com a qualidade emocional profunda e intensa que ele expressou (...)"

 

 

Gloria Mandelik
Madrid
01-09-2004

Duo Appassionato

Special Tanzgala 2002
TANZTHEATER DER STÄDTISCHEN BÜHNEN OSNABRÜCK

 

"Puro prazer das paixões

Convidados de primeira classe em uma grande Gala

 

(…) A problemática dos "pares amorosos" apaixonados foi levada ao palco por dois bailarinos fantásticos da Companhia Portuguesa de Bailado Contemporâneo (…)"

 

 

Elke Schröder
Osnabrücher Zeitung
22-04-2002

Duo Appassionato

Special Tanzgala 2002
TANZTHEATER DER STÄDTISCHEN BÜHNEN OSNABRÜCK

 

"Puro prazer das paixões

Convidados de primeira classe em uma grande Gala

 

(…) e Luís Damas mostraram com aprumo no seu Pas de deux as finas nuances da paixão (…)"

 

 

Elke Schröder
Osnabrücher Zeitung
22-04-2002

Duo Appassionato

Special Tanzgala 2002
TANZTHEATER DER STÄDTISCHEN BÜHNEN OSNABRÜCK

 

"Puro prazer das paixões

Convidados de primeira classe em uma grande Gala

 

(…) A peça "Duo Appassionato" deixou apreciar com gozo intenso o significado de cada sílaba destas palavras e tornou-se assim o festejado ponto alto desta Gala."

 

 

Elke Schröder
Osnabrücher Zeitung
22-04-2002

Duo Appassionato

Special Tanzgala 2002
TANZTHEATER DER STÄDTISCHEN BÜHNEN OSNABRÜCK

 

"Puro prazer das paixões

Convidados de primeira classe em uma grande Gala

 

Um casal que saboreia todos os altos e baixos do relacionamento com grandes emoções: (…) e Luís Damas da Companhia Portuguesa de Bailado Contemporâneo."

 

Elke Schröder
Osnabrücher Zeitung
22-04-2002

Duo Appassionato

Special Tanzgala 2002
TANZTHEATER DER STÄDTISCHEN BÜHNEN OSNABRÜCK

 

"(…) a Companhia Portuguesa de Bailado Contemporâneo apresentou-se com o “Duo Appassionato” do seu director Vasco Wellenkamp."

"A maneira como (…) e Luís Damas dançaram esta variante do lendário Pas de deux de Maurice Béjart, (…) intitulado "Cadeiras".

Esteve, na sua virtuosidade técnica e na sua expressão, próxima da classe mundial do duo de Béjart, Márcia Haydée e John Neumeier."

 

 

Marieluise Jeitschko
Westfalische Nachrichten
Münster
23-04-2002